Encontre a Sim Pneus que está mais próxima de você!

Clique Aqui!

Central de Atendimento

0800 7744 222

Por que trocar o fluido de freio?

Escrito por Claudia Fernandes Rodrigues - Postado em: 15/03/2017 - 15:44

 

 

Fuido de freio

 

Por que trocar o fluido de freio?

 

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção. Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

No uso contínuo de um veículo, nenhum componente é tão intensamente sujeito a esforços e altas temperaturas quanto o sistema de freios, isto em decorrência das frenagens. Embora sejam os componentes de um sistema de freios rigorosamente projetados e fabricados, o uso contínuo dos freios durante um período resultará em desgaste natural de alguns de seus componentes.

O fluido para freios é higroscópico - ou seja, ele absorve umidade da atmosfera - e isso ocasiona, depois de algum tempo, a redução do poder de frenagem do carro.

Quando você aciona o freio hidráulico, o atrito aquece o fluido gradativamente. Tal fato não prejudica o rendimento do fluido novo, pois ele tem um ponto de ebulição bastante elevado. Mas, sob as mesmas condições, a umidade presente no fluido velho transforma-se em vapor, provocando a formação de bolhas de ar dentro do sistema. Como estas são compressíveis e o fluido não, o pedal do freio fica "esponjoso" quando pressionado. Nos casos mais graves, a produção de vapor alcança um nível tão elevado que os freios deixam de funcionar.

A elasticidade no movimento do pedal pode indicar, também, a existência de um vazamento no sistema, através do qual o ar penetra no fluido.

Sempre que houver troca do fluido de freio, deve-se fazer a sangria do sistema, que nada mais é do que drenar todo o fluido antigo para fora do sistema e também eliminar bolhas de ar.

A troca do fluido visa retirar o ar do sistema, já que o ar é elástico qualquer bolha torna o freio ineficiente.

Fonte: Rodbem e Yahoo fórum.

 

Palavras-chave: freio, revisão, cuidado, sangria, vazamento.