Encontre a Sim Pneus que está mais próxima de você!

Clique Aqui!

Central de Atendimento

0800 7744 222

Cuidados com o carro que você deve ter todo mês

Escrito por Claudia Fernandes Rodrigues - Postado em: 03/04/2017 - 12:11

 

Cuidados com o carro que você deve ter todo mês

Cuidados com o carro que você deve ter todo mês

 O veículo é um bem, não diria o mais importante, porém útil em nosso dia-a-dia. Para ter um bom funcionamento, ele precisa ter alguns cuidados.

Não é apenas abastecer, trocar o óleo, estacionar na sombra ou lavar para retirar a poeira, para não risca o carro. São cuidados importantes e talvez os mais conhecidos, porém há outros que devemos ficar atento mensalmente.

Veja, a seguir, como cuidar do seu carro todo mês para que ele se mantenha em bom estado por mais tempo.

Freios

Nesse item é importante verificar o fluido de freio. E atentar-se ao pedal e perceber se está baixando. Um sinal que há vazamento na parte hidráulica.

Caso, não tenha vazamento, pode estar relacionado aos desgastes das pastilhas e discos. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico e peça-o para dar uma verificada no freio de estacionamento também.

Correias do motor

Elas estão em vários locais, seja no alternador, ventilador, direção hidráulica ou ar condicionado, e tendem a se desgastar rapidamente.

Para esses itens a atenção é mais cuidadosa, afinal, averiguar o desgaste ou rachaduras necessita de uma experiência. Leve-o para um mecânico e tenha um diagnostico mais preciso.

Pneus

Como sempre um item com uma preocupação aos desgastes.

  • observe e, se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante;
  • se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado ou de problemas de alinhamento de direção ou  da suspensão.

Calibrar os pneus contribui para a economia de combustível e também desgastes prematuros. Procuro calibra com o veículo frio e uma vez por semana obedecendo à recomendação do manual do seu veículo.

Torne um hábito calibrar o estepe, assim evitando surpresa ao utiliza-lo.

Bateria

Se os contatos da bateria apresentarem algum tipo de corrosão, faça a limpeza com uma escova de aço. Os cabos danificados devem ser substituídos imediatamente, assegurando-se de que estejam sempre bem presos aos contatos.

Óleo

Importante ter o adesivo colado ao vidro com da próxima troca. O óleo é um item importante, para um melhor funcionamento do motor e conservação.  

No momento de trocar o óleo, peça também para que o mecânico verifique a direção hidráulica, lubrificação dos rolamentos, diferencial e transmissão. Lembre-se de que, quanto mais seu carro roda, mais frequentes são as trocas.

Radiador

Verifique visualmente para detectar fugas irregulares. Fique atento ao nível e a cor do líquido de arrefecimento.

Dê preferência pelo abastecimento com líquido de arrefecimento próprio, o que evita danos ao motor causados por impurezas. Mas atenção: caso tenha que abastecer o reservatório constantemente, é um sinal que pode existir um vazamento e nesse caso, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação.

Quando for verificar, sempre com o motor frio, para não ocorrer acidente, afinal, a água estará quente e ocorrendo uma queimadura.

 

Para uma melhor avaliação procure uma Sim Pneus mais próxima de você. Estamos preparados para atendê-los e diagnosticar seu veículo sem qualquer custo. 

Palavras-chave: Freio, troca de óleo, estacionar, cuidados com o carro, risco, vazamento, pneus, radiador.