Encontre a Sim Pneus que está mais próxima de você!

Clique Aqui!

Central de Atendimento

0800 7744 222

Amortecedores. Dica para sua revisão

Escrito por Claudia Fernandes Rodrigues - Postado em: 13/03/2017 - 16:26

 

Amortecedores

Dicas de revisão dos amortecedores.

Amortecedores desgastados com perda de eficiência podem comprometer a estabilidade e dirigibilidade do veículo. Conforme a Nakata, os amortecedores são responsáveis por absorver o impacto dos pneus com o solo. Por isso, é fundamental que estes componentes, assim como todas as outras peças que fazem parte do sistema de suspensão, estejam em boas condições de uso para garantir a segurança de motoristas e ocupantes.

Conforme Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, para identificar o desgaste é preciso prestar atenção aos sinais que podem indicar o momento da substituição dos amortecedores. Balanço excessivo em arrancadas, a perda de aderência nas curvas, vazamento de fluido e aumento de distância na frenagem podem ser indícios de desgaste da peça.

Outros indícios importantes apontados são com relação ao desgaste desigual de pneus e a tendência de aquaplanagem em solo alagado, mostrando que é chegada a hora da troca de amortecedores.

A avaliação deve ser feita em todos os componentes da suspensão. A manutenção preventiva do sistema de suspensão é essencial para assegurar a dirigibilidade do veículo. “A partir dos 40 mil quilômetros rodados, é importante revisar todo o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros” , fazer a revisão dos amortecedores, é preciso analisar também o estado dos outros itens que compõe o sistema de suspensão, como coxins e batentes, pois, podem ter também sofrido desgaste.

Ultrapassar o limite de carga, não fazer alinhamento e balanceamento de rodas e passar em alta velocidade em lombadas ou em buracos podem antecipar o prazo para a troca das peças.

Fonte:http://omecanico.com.br

Palavras-chave: amortecedores, revisão, suspensão, alinhamento, balanceamento, buracos, pneus.